Untitled Document

 

EDITORIAL


Amigos,

2006 será sempre lembrado como um ano de crescimento para o setor da Noz Macadâmia.
Agora mesmo, terminamos de hospedar, em Águas de São Pedro, plantadores, beneficiadores e distribuidores de todas as partes do mundo, no III Simpósio Internacional de Macadâmia. Esta foi uma vitória de nós todos que confiamos na indústria da macadâmia e dirigimos nossos esforços e investimentos no aprimoramento da planta, do seu processo industrial e na sua comercialização.

Tivemos 234 inscrições, sendo 124 originadas de 11 estados do Brasil e 110 estrangeiros de 17 países.

Contamos com a presença de autoridades como o Sr.Alberto José Macedo Filho- Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, Sr. Luis Madi- Superintendente da APTA, Dr. Ezio Gomes da Motta-Representando o Ministério da Agricultura e Dr. Silvio Crestana- Presidente da EMBRAPA e personalidades internacionais ilustres do mundo da Macadâmia como: Mr. Graeme Hargreaves (AMS)- Australia, Mr. Piet Muller (SAMAC)- Africa do Sul, Mr. Alan Yamaguchi (Havai), Mr. Chris Nubern (Kraft Foods)- USA, Miss Maureen Ternus-INC-(USA) e demais Associações de outros países, representando mais de 90% da Noz Macadâmia no cenário Internacional.

Quem teve a oportunidade de ir pôde conhecer os diversos interesses do trade internacional de macadâmia, além de ter acesso a dados que servirão para orientar seus futuros investimentos tanto na área agrícola, como na industrial. Uma sucessão de palestras ofereceu a todos os presentes um panorama mundial da macadâmia e, temos certeza, irá colaborar muito nas suas próxima tomadas de decisão. Aos que não puderam comparecer, eu sugiro que adquiram os anais do projeto para conhecerem o teor de algumas das mais importantes palestras lá proferidas.

Como resultado do clima de harmonia e trabalho sério que prevaleceu em todo evento, foi criada a Associação Internacional de Noz Macadâmia, com o objetivo de ampliar o mercado e destacá-lo como a mais nobre das Nozes, desenvolvendo parcerias internacionais para a pesquisa e desenvolvimento tecnológico, uniformização dos padrões internacionais, plano estratégico para o futuro sobre mercado, pesquisas e evolução tecnológica e a importância do consumo de nozes na dieta alimentar.

Ficou definido que o próximo Simpósio será em 2009, provavelmente no Havaí e a próxima reunião da Associação Internacional de Noz Macadâmia ocorrerá em Maio de 2007 na cidade de Madri-Espanha, um dia antes do início do INC- International Nut Council, em local e hora a ser confirmado.

Aproveitamos o momento para agradecer os inúmeros elogios recebidos, durante e após o Evento e reiteramos que o sucesso não teria sido  possível sem a presença e colaboração dos patrocinadores e participantes.

Muito obrigado

José Eduardo Mendes Camargo
ABM – Associação Brasileira de Noz Macadâmia
Presidente